Cooperação Internacional
O Culatra 2030 foi financiado por uma série de diferentes fontes de financiamento de diferentes programas regionais, nacionais e europeus. Alguns dos objetivos alcançados incluem: a instalação de 20% das necessidades médias de energia na ilha, a aquisição de um barco electro solar para as atividades de aquicultura, uma estação de dessalinização fotovoltaica, a recuperarção de edificado comunitário, a instalação de redutores de caudais em edifícios públicos, a instalação de compostores orgânicos comunitários, o financiamento de ações de capacitação da comunidade para as questões de energia, água, resíduos, pobreza energética e economia circular, e a assinatura de vários acordos de cooperação internacional. Isto para falar do que é mais visível, pois estão em curso muitas outras ideias. Podemos dividir os nossos projetos em três grandes áreas: (1) Produção e Distribuição de Energia; (2) Envolvimento e Capacitação Comunitária; e (3) Cooperação Internacional. Alguns exemplos na área de Cooperação Internacional:
Clean Energy for EU Islands
Em março de 2019, o Secretariado de Energia Limpa para as Ilhas da UE visitou a região de Faro e a ilha piloto Culatra para dar início às atividades da ilha piloto do Secretariado. Como parte das 6 ilhas piloto selecionadas para apoio pelo Secretariado de Energia Limpa para Ilhas da EU. Foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Universidade do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a Comissão de Coordenação da Região do Algarve, a Câmara Municipal de Faro e o Secretariado da Ilha da UE para estabelecer um entendimento comum da colaboração na definição de uma Agenda para a Transição Energética até 2030. A cerimónia, que decorreu no passado dia 26 de março na Comissão de Coordenação da Região do Algarve, contou com a presença de um conjunto alargado de intervenientes do empresariado e indústria local, académico, poder público e organizações comunitárias.
Fonte de Financiamento: Secretariado de Energia Limpa para as Ilhas da UE, Comissão Europeia
Sitio: https://clean-energy-islands.ec.europa.eu/countries/portugal/ilha-da-culatra



SMILO – Small Islands
A Culatra faz parte da rede Internacional SMILO – Small Islands Organization, uma Organização Não Governamental que trabalha na sustentabilidade das pequenas ilhas de todo o Mundo. Recentemente a SMILO, em parceria com a Zenon, outra ONG, lançou um concurso internacional para propostas inovadoras de sustentabilidade nas ilhas. O Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve (CIMA), em colaboração com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, propôs o desenvolvimento de um protótipo de dessalinização não intrusiva, ou seja, dessalinização da água do mar para produção de água doce não potável com recurso à produção fotovoltaica excedente. A grande vantagem será estudar novas soluções modulares de fácil implementação, baixo custo, que não necessitem de filtros, membranas, nem produtos químicos e que sejam de baixa manutenção. Um dos objetivos deste projeto será poder aproveitar o excesso de energia produzido na ilha, e integrá-lo no novo sistema de dessalinização, o que permitirá um aumento do rendimento na produção de água doce e uma redução no transporte custos. de água para a ilha e, consequentemente, a redução da pegada de carbono. A diminuição do consumo de energia para o transporte de água, o aumento da disponibilidade de água para irrigação das zonas verdes da ilha, lavagem dos espaços comuns, produção de gelo para o pescado e produção de sal, bem como a melhoria da eficiência da utilização da água, são alguns dos resultados esperados. O projeto será implementado no Centro Social, pelo que haverá um forte envolvimento da comunidade na gestão sustentável da água, que será acompanhada por ações de compostagem, criação de hortas comunitárias, reativação de armazenamento de águas pluviais em cisternas e produção de energia fotovoltaica.
Fonte de Financiamento: Smilo-Zenon Funding Call
Sitio: https://smilo-program.org/





Hydrousa - Sitio Demonstratador
No âmbito da Agenda da Água do Culatra 2030, a Associação de Residentes da Ilha da Culatra (AMIC) estabeleceu uma parceria com a Catalan Water Partnership e com o Catalan Institute for Water Research no âmbito do projeto HYDROUSA, um projeto de inovação da UE aprovado sob o tema “A água no contexto da economia circular (Contrato de Subvenção Nº 776643) ”. Para melhorar a circularidade da água o HYDROUSA procura implementar práticas inovadoras baseadas na Natureza e criar soluções para retenção e tratamento de água, com baixa pegada energética. Em três ilhas Gregas estão a ser testadas diversas soluções. Em simultâneo, está a ser avaliada a viabilidade da implementação destas soluções em 25 sites, nos diversos quadrantes socioeconómicos, tecnológicos, e legais, com a coordenação da Universidade Politécnica de Marche (Itália).
Fonte de Financiamento: Horizonte 2020
Sitio: https://www.hydrousa.org/
New Bauhaus
A New European Bauhaus é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que conecta o European Green Deal aos nossos espaços e experiências de vida. A iniciativa New European Bauhaus convida todos nós a imaginar e construir juntos um futuro sustentável e inclusivo que seja bonito para nossos olhos, mentes e almas. Bonitos são os lugares, práticas e experiências que são:
- Enriquecedor, inspirado na arte e na cultura, respondendo a necessidades para além da funcionalidade.
- Sustentável, em harmonia com a natureza, o meio ambiente e nosso planeta.
- Inclusivo, incentivando o diálogo entre culturas, disciplinas, gêneros e idades.
Culatra2030 é um dos projetos inspiradores!
Um dos projetos piloto em curso é o de transformar o Porto de Abrigo, os apoios de pesca e zonas de maneio numa infraestrutura ambientalmente e socialmente sustentável, através de uma intervenção integrada no modelo de gestão energética, gestão de resíduos, gestão da água e criação de novos mecanismos de Responsabilidade Social. Pretendemos também instalar uma unidade de geração energética fotovoltaica, 200kWp, enquadrada paisagisticamente, que permita gerar localmente uma percentagem das necessidades energéticas da atividade pesqueira, diminuindo a pegada de carbono e libertando recursos financeiros.
Sitio: https://www.faro2027.eu/culatra-2030-comunidade-energetica-sustentavel.html

