Logo Clean Energy for EU Islands Logo Comissão Europeia Logo No Plantet B Logo UA - Universidade do Algarve Logo Associação de Moradores da Ilha da Culatra Logo miB - Make it Better

Culatra 2030

Documentos e Eventos

Agenda de Transição Energética da Ilha da Culatra . PDF

A Agenda de Transição de Energia Limpa da Ilha da Culatra é um roteiro estratégico para o processo de transição para a energia limpa. Foi desenvolvido pela comunidade local, para a comunidade local. A partir de um exame da dinâmica atual da ilha, a Agenda de Transição de Energia Limpa apresenta uma visão da ilha que é compartilhada pelos membros da comunidade da ilha. As perspectivas das diferentes partes interessadas da ilha estão alinhadas para trabalhar rumo a essa visão comum, identificando possíveis caminhos, incluindo objetivos comuns e estratégias eficazes. A visão da Iniciativa Culatra 2030 é criar uma comunidade energética que gere a sua própria energia, de acordo com as regras estabelecidas localmente. A intenção é definir e implementar um modelo de economia participativa, que permita a distribuição dos custos e das receitas resultantes da geração de energia a partir de fontes renováveis, apoiando o envolvimento da comunidade, o investimento em equipamentos e seu funcionamento, numa estratégia de longo prazo em um horizonte temporário de décadas.

Compromisso para a Energia Limpa nas Ilhas Europeias . PDF

Documento de acordo entre os atores públicos e privados, representantes dos interesses da comunidade da Ilha da Culatra, para o compromisso de desenvolver uma ação prática concertada para melhorar o bem estar e a resiliência da comunidade, através da descarbonição do sistema local de energia e economia, através da:

  • Consolidação da comunidade e envolvimento dos stakeholders para garantir a continuidade e o entendimento claro da posição, função e responsabilidade de cada parte interessada no processo de descarbonização.
  • criação de um plano de descarbonização que reúne as visões da comunidade da ilha e a priorização de ações concretas necessárias para o seu cumprimento.
  • definição de uma estrutura de financiamento para garantir uma cobertura financeira viável para a implementação do plano de descarbonização com o uso de soluções financeiras detidas e geridas localmente.

Workshop "Culatra, uma comunidade energética sustentável"

Promovido pelo Secretariado para a Energia Limpa para as Ilhas da União Europeia, em parceria com a Universidade do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a Make it Better e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, decorreu nos dias 13 e 14 de Fevereiro em Faro e na Ilha da Culatra, respetivamente.

Tratou-se de um grande evento de partilha do conhecimento, de encontro e debate de ideias, em torno dos cinco pilares da transição energética (Água, Resíduos, Energia, Transporte Marítimo e Eficiência Energética) sobre os quais se pretende construir uma comunidade mais sustentável, capacitada e economicamente viável. Durante dois dias recriou-se um espaço privilegiado para o envolvimento dos agentes públicos e privados na criação de uma plataforma de entendimento capaz de favorecer e promover a operacionalização da agenda de transição energética, e a identificação de soluções viáveis para garantir o futuro das comunidades da Ilha da Culatra.

Apresentações dos oradores





Receba as novidades mais recentes do Projecto por email

* Essencial

Cumprimos integralmente o RGPD.
Qualquer dúvida, por favor contacte-nos

We fallow GDPR. Please contact us if you need