Agenda de Transição Energética da Ilha da Culatra . PDF

A Agenda de Transição de Energia Limpa da Ilha da Culatra é um roteiro estratégico para o processo de transição para a energia limpa. Foi desenvolvido pela comunidade local, para a comunidade local. A partir de um exame da dinâmica atual da ilha, a Agenda de Transição de Energia Limpa apresenta uma visão da ilha que é compartilhada pelos membros da comunidade da ilha. As perspectivas das diferentes partes interessadas da ilha estão alinhadas para trabalhar rumo a essa visão comum, identificando possíveis caminhos, incluindo objetivos comuns e estratégias eficazes. A visão da Iniciativa Culatra 2030 é criar uma comunidade energética que gere a sua própria energia, de acordo com as regras estabelecidas localmente. A intenção é definir e implementar um modelo de economia participativa, que permita a distribuição dos custos e das receitas resultantes da geração de energia a partir de fontes renováveis, apoiando o envolvimento da comunidade, o investimento em equipamentos e seu funcionamento, numa estratégia de longo prazo em um horizonte temporário de décadas.
Compromisso para a Energia Limpa nas Ilhas Europeias . PDF

Documento de acordo entre os atores públicos e privados, representantes dos interesses da comunidade da Ilha da Culatra, para o compromisso de desenvolver uma ação prática concertada para melhorar o bem estar e a resiliência da comunidade, através da descarbonição do sistema local de energia e economia, através da:

Consolidação da comunidade e envolvimento dos stakeholders para garantir a continuidade e o entendimento claro da posição, função e responsabilidade de cada parte interessada no processo de descarbonização.
criação de um plano de descarbonização que reúne as visões da comunidade da ilha e a priorização de ações concretas necessárias para o seu cumprimento.
definição de uma estrutura de financiamento para garantir uma cobertura financeira viável para a implementação do plano de descarbonização com o uso de soluções financeiras detidas e geridas localmente.

Workshop “Culatra, uma comunidade energética sustentável”

Promovido pelo Secretariado para a Energia Limpa para as Ilhas da União Europeia, em parceria com a Universidade do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a Make it Better e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, decorreu nos dias 13 e 14 de Fevereiro em Faro e na Ilha da Culatra, respetivamente.

Tratou-se de um grande evento de partilha do conhecimento, de encontro e debate de ideias, em torno dos cinco pilares da transição energética (Água, Resíduos, Energia, Transporte Marítimo e Eficiência Energética) sobre os quais se pretende construir uma comunidade mais sustentável, capacitada e economicamente viável. Durante dois dias recriou-se um espaço privilegiado para o envolvimento dos agentes públicos e privados na criação de uma plataforma de entendimento capaz de favorecer e promover a operacionalização da agenda de transição energética, e a identificação de soluções viáveis para garantir o futuro das comunidades da Ilha da Culatra.

Programa Biografias dos intervenientes

Apresentações dos oradores

Sílvia Padinha
André Pacheco
Jânio Monteiro
João Bastos
Teresa Simões
Maria José Nunes
Cláudia Sequeira
Ricardo Canas