Notícias
ERSE aprova projeto-piloto de comunidade de energia renovável na ilha da Culatra (14/02/2023)

No âmbito dos projetos de autoconsumo e de comunidades de energia renovável, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) atribuiu a classificação de projeto-piloto à Comunidade de Energia Renovável na Ilha da Culatra, em Faro. Como explica a ERSE em comunicado, “a iniciativa envolve cinco Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC,) em autoconsumo individual, com 85 kWp, mais 30 kWp a instalar em breve, um autoconsumo individual com armazenamento de 46 kWh, um barco solar com bateria de 17,5 kWh e um sistema de gestão de energia, em fase de desenvolvimento na Universidade do Algarve. Os consumidores participantes incluem três minimercados, oito restaurantes, escola primária, centro social, posto da Cruz Vermelha Portuguesa e centros de serviços (sede do Clube União Culatrense, sede da Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a delegação da União de Freguesias de Faro e o posto de telemedicina)”.
Conferência Anual da SMILO, Organização Internacional para a Certificação da Sustentabilidade das Pequenas Ilhas, realiza-se este ano na Culatra entre 26 e 29 de Setembro! (11/07/2022)








Culatra COOP - Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha da Culatra, criada! A nova cooperativa, formada exclusivamente por Culatrenses, tomará o rumo da iniciativa Culatra2030! (19/07/2022)

No dia da Ilha, 19 de Julho, é criada a Culatra Coop – Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha da Culatra. A Culatra Coop capitalizará os resultados do Culatra 2030, passando a Universidade do Algarve, Make it Better e as três associações da ilha para o Concelho Consultivo, sem poder decisório. Formada exclusivamente por Culatrenses, a Culatra Coop tem como objeto social todas as atividades socioeconómicas da Culatra, governança, cultura, desporto, etc, de forma a alargar todos os vetores da sustentabilidade e preservar a identidade da ilha. Além de um gabinete administrativo, de uma sede social, de contabilidade organizada etc, cabe à Cooperativa o papel de representar legalmente a Comunidade de Energia Renovável (CER).
Direção: Presidente: Jóni dos Santos; Vice-Presidente: Geraldo Carmo; Secretário: João Artificie; Tesoureira: Soraia Fernandes; Suplente 1: Jorge Rosário / Assembleia Geral: Presidente: Silvia Padinha; Secretários: Daniel Santos e Rui Conceição; Suplentes: Gaspar Lopes e Cláudia Conceição / Concelho Fiscal: Presidente: Nélia Sousa; Secretários: Ricardo Lopes e Hugo Buchinho; Suplentes: Edgar Buchinho e Miguel Buchinho.
“Cada Associação tem os seus objetivos. A Cooperativa trabalha para o Futuro da Ilha” (Jóni dos Santos, Presidente).