Notícias

Conferência Anual da SMILO, Organização Internacional para a Certificação da Sustentabilidade das Pequenas Ilhas, realiza-se este ano na Culatra entre 26 e 29 de Setembro! (11/07/2022)

Entre 5 a 8 de julho,  a SMILO, organização internacional que certifica as pequenas ilhas em vários critérios de sustentabilidade, visitou à ilha da Culatra, localizada na Ria Formosa na região do Algarve em Portugal. Parte da sua missão é fornecer apoio contínuo à ilha no processo de certificação SMILO e organizar a reunião anual com ilhas de todo o Mundo 🌎 que este ano será na Culatra, entre 26 e 29 de Setembro,   onde todas as comunidade podem partilhar ideias e experiências ! Apresentamos à SMILO  todas as novas ideias inovadoras e dinâmicas que a comunidade está a criar :
⚡️ A Comunidade de Energia Renovável
🐟 O mercado de peixe local
💧 O sistema de dessalinização alimentado por energia solar com suporte para SMILO e Zenon. Este sistema fornecerá água não potável para as atividades de pesca e a horta comunitária.
 

Culatra COOP - Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha da Culatra, criada! A nova cooperativa, formada exclusivamente por Culatrenses, tomará o rumo da iniciativa Culatra2030! (19/07/2022)

No dia da Ilha, 19 de Julho, é criada a Culatra Coop – Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha da Culatra. A Culatra Coop capitalizará os resultados do Culatra 2030, passando a Universidade do Algarve, Make it Better e as três associações da ilha para o Concelho Consultivo, sem poder decisório. Formada exclusivamente por Culatrenses, a Culatra Coop tem como objeto social todas as atividades socioeconómicas da Culatra, governança, cultura, desporto, etc, de forma a alargar todos os vetores da sustentabilidade e preservar a identidade da ilha. Além de um gabinete administrativo, de uma sede social, de contabilidade organizada etc, cabe à Cooperativa o papel de representar legalmente a Comunidade de Energia Renovável (CER).

Direção: Presidente: Jóni dos Santos; Vice-Presidente: Geraldo Carmo; Secretário: João Artificie; Tesoureira: Soraia Fernandes; Suplente 1: Jorge Rosário / Assembleia Geral: Presidente: Silvia Padinha; Secretários: Daniel Santos e Rui Conceição; Suplentes: Gaspar Lopes e Cláudia Conceição / Concelho Fiscal: Presidente: Nélia Sousa; Secretários: Ricardo Lopes e Hugo Buchinho; Suplentes: Edgar Buchinho e Miguel Buchinho.

“Cada Associação tem os seus objetivos. A Cooperativa trabalha para o Futuro da Ilha” (Jóni dos Santos, Presidente).