Parceiros

Como parte do pacote “Clean energy for all Europeans“, a iniciativa Clean energy for EU islands, lançada em 2017, fornece uma estrutura a longo prazo para ajudar as ilhas a gerar a sua própria energia sustentável e de baixo custo. Isso resultará em: 

  • Custos de energia reduzidos e maior produção de energia renovável
  • Construção de instalações de armazenamento de energia e sistemas de resposta à procura, utilizando as mais recentes tecnologias 
  • Melhor segurança energética para as ilhas, que serão menos dependentes das importações 
  • Melhor qualidade do ar, menores emissões de gases de efeito estufa e menor impacto nos ambientes naturais das ilhas  
  • A criação de novos postos de trabalho e oportunidades de negócio, potenciando a autossuficiência económica das ilhas. 

É um projeto financiado pelo programa DEAR (Educação para o Desenvolvimento e Sensibilização). O programa DEAR visa informar os cidadãos da UE sobre questões de desenvolvimento, mobilizar um maior apoio público na ação contra a pobreza, facultar aos seus cidadãos ferramentas que promovam o envolvimento crítico relativamente às questões de desenvolvimento global, incentivar novas ideias e mudar atitudes. 

Camões I.P. visa a excelência em todos os aspectos relativos à coordenação da política externa portuguesa nas áreas de cooperação internacional e a promoção da língua e cultura portuguesas como instrumentos para sua influência global e a prossecução de seus interesses. 
 
O seu principal objetivo organizacional centra-se na modernização dos serviços assente numa gestão sólida, orientada para objetivos e resultados fixos, alinhados com uma cultura de colaboração e valores partilhados.