Sistema Energético

Desde 1998, a energia da ilha da Culatra é fornecida por um cabo elétrico que liga a rede elétrica nacional à rede de distribuição da ilha. No entanto, o cabo está obsoleto, acarretando o risco de interrupções de fornecimento de energia durante o ano. Como consequência, foi instalado um gerador a diesel como medida preventiva. O núcleo habitacional da Culatra tem sido foco de alguns projetos da antiga EDP Distribuição, agora E-Redes, que resultaram que 316 das casas estejam atualmente ligadas à rede elétrica e tenham contador inteligente instalado.

Resultante de candidaturas no âmbito da iniciativa Culatra 2030, o núcleo habitacional da Culatra conta neste momento com uma instalação fotovoltaica de 60 kWp e de 46 kWh de baterias Lítio, estando previstas para breve a instalação de mais 30 kWp de geração fotovoltaica, totalizando assim 90 kWp instalados. Estas instalações permitiram uma geração descentralizada a partir de várias Unidades de Produção para Autoconsumo (UPACs), localizadas em distintos pontos da rede de baixa tensão do núcleo habitacional da Culatra. Sem a constituição de uma Comunidade de Energia Renovável (CER), não é possível distribuir a energia pela comunidade e a geração é injetada na rede sem vantagens económicas para os habitantes da ilha.

Para além da capacidade instalada, a iniciativa Culatra 2030, através do projeto “Descarbonização da Atividade de Aquicultura (cofinanciado pelo MAR2020), possibilitou o desenvolvimento tecnológico de um barco solar para os viveiristas da ilha, construído em parceria com a Sunconcept. Cada barco conta com um conjunto de painéis fotovoltaicos que alimentam uma bateria de 17,5 kWh. Foi também financiado um ponto de conexão à rede elétrica na zona dos apoios de pesca, permitindo a interação com a restante instalação fotovoltaica. Todo o sistema foi projetado para que possa existir monitorização de geração e controlo remoto, integrando-se assim com um sistema de gestão de energia projetado e em fase de desenvolvimento na Universidade do Algarve.