Logo Clean Energy for EU Islands Logo Comissão Europeia Logo No Plantet B Logo UA - Universidade do Algarve Logo Associação de Moradores da Ilha da Culatra Logo miB - Make it Better

Culatra 2030

O contexto atual da transição energética 2030

Em 2016 a Comissão Europeia apresentou um pacote de medidas com o objetivo de fornecer uma estrutura legislativa estável necessária para facilitar a transição energética. Neste âmbito, o Regulamento (EU) 2018/1999, estabelece que todos os Estados Membros devem elaborar e apresentar à Comissão Europeia um Plano Nacional Integrado de Energia e Clima (PNEC), com uma perspetiva de médio prazo (Horizonte 2021-2030). É criado o Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC2030) em articulação com o Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica (RNC2050) que estabelece o objetivo de Portugal ser neutro em emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), até 2050. Para atingir o objetivo da neutralidade carbónica em 2050 será necessário cumprir com trajetórias que conduzam a 85-90% de redução de emissões de GEE até 2050. Neste percurso até 2050 a maior redução de emissões terá que ser realizada na década de 2020-2030, com reduções que variem entre -45% a -55%. As metas de Portugal para o horizonte 2030 passam por:

Alguns dos objetivos mais específicos dos PNEC2030 incluem:

  • Gerar praticamente a mesma quantidade de energia solar que eólica em 2030;
  • Introdução de bombas de calor em 15% das residências;
  • Redução em 82% dos resíduos sólidos urbanos depositados em aterros;
  • Redução de 4% a 9% dos resíduos sólidos urbanos produzidos per capita;
  • Assegurar a quase totalidade da procura de eletricidade a veículos ligeiros de mercadorias;
  • Atingir 33% de mobilidade elétrica;
  • Incentivar as comunidades energéticas.
  • Relativamente a este último ponto, comunidades energéticas, verifica-se um alargamento do contexto de autoconsumo, que deixa de estar restrito a residências e empresas, e passa a abarcar comunidades locais e municípios, que poderão ter um papel central na transição para um sistema energético mais verde, mais inclusivo, democrático, transparente e participativo.






    Receba as novidades mais recentes do Projecto por email

    * Essencial

    Cumprimos integralmente o RGPD.
    Qualquer dúvida, por favor contacte-nos

    We fallow GDPR. Please contact us if you need